Cursos

A Mata de Katendê é uma empresa de Luiz Antonio Simas por meio da qual distribuímos conteúdo e promovemos cursos e encontros sobre a história do Brasil e do mundo, vistas por um outro ângulo.

A História apresentada pelas frestas, festas, futebol, samba, comida, religião. As formas de sociabilidade que as ruas trazem. Vamos resgatar as brasilidades e a cultura popular. É conveniente que lutemos cotidianamente.

Cursos disponíveis

Uma história a contrapelo: o Brasil cantado pelo samba

O curso visa discutir algumas questões pertinentes da História do Brasil a partir da maneira como elas foram tratadas pelas escolas de samba em seus enredos e sambas. Nesta perspectiva, mostraremos como os sambas de enredo retrataram a chegada dos portugueses, a catequese dos jesuítas, os conflitos entre bandeirantes e indígenas, a formação dos quilombos, o processo de independência, as lutas abolicionistas, os movimentos sociais da República etc. Nesta perspectiva, ressaltaremos como os sambas transitaram entre a exaltação de certa historiografia oficial e narrativas que contestam essa historiografia.

Os Corpos Encantados das Ruas

Vamos discutir questões que envolvem o Brasil e as brasilidades, as formas de sociabilidade que as ruas trazem, as festas, os carnavais, as religiosidades populares…

Tem muita coisa pra gente discutir, debater, falar sobre o Brasil, sobre o povo brasileiro, sobre as ruas das nossas cidades.

Vamos juntos!

O cristianismo popular brasileiro

O curso pretende abordar um dos aspectos mais marcantes da cultura popular brasileira: a relação do povo com os santos do cristianismo, fato que dá origem a uma espécie de cristianismo popular brasileiro, de múltiplos sentidos.

Foi se moldando aqui um catolicismo um tanto polifônico, informal, que inclui a veneração aos santos canônicos, aos santos populares e a espiritualidades cruzadas por influências indígenas e africanas.

Sem uma estrutura episcopal mais rígida, o papel fundamental da organização do culto muitas vezes se estabeleceu a partir das irmandades, instituições leigas e ordenadoras de uma espécie de cristianismo festeiro, de origem portuguesa, feito de orações, mas também de quermesses, leilões de prendas, jogos, danças, sabores diversos, simpatias para a sorte no amor e no trabalho.

Um cristianismo temperado no dendê e macerado como folha no mato.

Neste sentido, as devoções que serão tratadas no curso falam menos sobre como o cristianismo institucional santificou as mulheres e os homens, e mais sobre como as mulheres e os homens inverteram esse processo e humanizaram os santos, nas invenções cotidianas da vida praticada na dimensão do encantamento do mundo.

Desconto especial: pacote com 2 cursos

Caso queira adquirir apenas os dois cursos com um DESCONTO ESPECIAL, é só clicar no botão abaixo e fazer a sua inscrição. 

Você vai ter acesso completo a todo o conteúdo dos dois cursos , inclusive às gravações de todos os encontros.